Velha Ball: Apresentação do projeto

O Velha Ball é um brinquedo eletrônico que foi idealizado a partir de um jogo bastante conhecido como “Jogo da Velha”.

Foto: Wikipedia (2023).

O projeto Velha Ball consiste basicamente em criar um quadro de madeira ou metal, contendo uma matriz 3 x 3, num total de 9 células. Cada célula está conectada ao controlador eletrônico “Arduino”. Para marcar uma célula o jogador deve arremessar uma bola na matriz. No controlador há um programa capaz de monitorar o jogo, atualizar a matriz com uma indicação luminosa da célula que a bola atingiu e informar ao final o resultado de uma partida.

O que se pretende com esse projeto, num contexto didático e pedagógico é conduzir os estudantes num trabalho de pesquisa multidisciplinar, em que exista um olhar para além dos cálculos, protótipos e diagramas de circuitos inerentes aos cursos de ciências exatas e engenharia. É fácil compreender que questões importantes de outros componentes curriculares, como História, Geografia, Língua Portuguesa e Inglesa, Geopolítica, Sustentabilidade etc. serão trazidas também às discussões.

Outra característica relevante do projeto está no seu formato “Know Make“, ou seja, Saber Fazer mesmo, bastante alinhado com as propostas da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, e que leva o estudante para um patamar além do “Know How“.

O projeto se apresenta como uma excelente oportunidade de aplicação das seguintes metodologias: PDCA e Ágil com SCRUM.

Para concluir o projeto, os estudantes terão que cumprir as seguintes etapas:

1) Pesquisar sobre o jogo, suas origens, regras etc;
2) Pesquisar e definir qual é a bola mais adequada;
3) Definir o tamanho da matriz, materiais empregados, distâncias e demais regras do jogo;
4) Construção da matriz;
5) Estudos sobre microcontroladores – Arduino;
6) Construção do algoritmo do jogo – Programação;
7) Construção do protótipo;
8) Testes iniciais de funcionamento;
9) Competições e avaliações de desempenho.

Os estudantes seram divididos em 7 grupos de 5 pessoas.
Nos comentários abaixo segue a lista de participantes e respectivas atribuições de cada grupo:

Deixe um comentário