Autorama: Apresentação do projeto

O Autorama é um brinquedo em que há a simulação de uma pista de corrida, como acontece na Fórmula 1.

Foto: Wikipedia (2022).
O projeto Autorama consiste basicamente em criar a pista, o carrinho e o acelerador.

O que se pretende com esse projeto, num contexto didático e pedagógico é conduzir os estudantes num trabalho de pesquisa multidisciplinar, em que exista um olhar para além dos cálculos, protótipos e diagramas de circuitos inerentes aos cursos de ciências exatas e engenharia. É fácil compreender que questões importantes de outros componentes curriculares, como História, Geografia, Língua Portuguesa e Inglesa, Geopolítica, Sustentabilidade etc. serão trazidas também às discussões.

Outra característica relevante do projeto está no seu formato “Know Make“, ou seja, Saber Fazer mesmo, bastante alinhado com as propostas da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, e que leva o estudante para um patamar além do “Know How“.

O projeto se apresenta como uma excelente oportunidade de aplicação das seguintes metodologias: PDCA e Ágil com SCRUM.

Para concluir o projeto, os estudantes terão que cumprir as seguintes etapas:

1) Definição do formato da pista;
2) Construção do carrinho;
3) Construção da pista;
4) Construção do acelerador;
5) Testes iniciais de funcionamento;
6) Competições, avaliações e desempenho.

Os estudantes foram divididos em 5 grupos de 7 pessoas.
Nos comentários abaixo segue a lista de participantes em cada grupo:

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